No próximo 3 de julho, durante o 25º Congresso Mundial de Dermatologia de Singapura, a médica dermatologista Geisa Costa, realiza o pré-lançamento do livro Dermatologia e Gerações. O evento acontece no Skai Bar, no Swissôtel The Stamforde, a partir das 19h.
A obra reúne grandes nomes da dermatologia brasileira, entre outros especialistas. São eles: Ada Trindade, Adriana Vilarinho, Adriana Awada, Alessandra Haddad, Andreia Mateus, Célia Kalil, Doris Hexsel, Eliandre Palermo, Hosana Reis, Karla Assed, Luciana Lourenço, Marco Aurélio Costa Jr., Maria Bussade, Marisa Gonzaga, Omar Lupi, Otávio Macedo, Patrícia Rittes, Ricardo Villa, Rossana Magalhães, Sandra Tagliolatto, Shirlei Borelli, Solange Teixeira e Valéria Campos.
Esses especialistas nomeiam seus sucessores, compartilham suas trajetórias e visões de futuro; interligando gerações e buscando deixar um legado.
A obra é dividida em capítulos que apresentam três tópicos: a jornada de cada profissional e seus sucessores na dermatologia; como eles enxergam os tratamentos, condutas e desafios atuais; e o que esperam e como pretendem contribuir para a dermatologia do futuro.
“Quando falamos de saúde, a singularidade das pessoas até parece estar se dissolvendo. Olhando para o futuro, a pergunta que fica é: como evoluir sem perder o único quando o assunto é beleza? A evolução é necessária, mas precisamos entender o que fazer com as mudanças causadas por ela”, comenta Geisa Costa, que conta que o estímulo constante para a reflexão sobre essa singularidade foi o caminho que escolheu há mais de 15 anos. “O conceito de beleza que sigo é o de alinhar à saúde e à autoestima, e, principalmente, ao autoconhecimento. A autoestima é o sistema imunológico do cérebro. Quando você está com autoestima elevada, consegue mudar outros aspectos e hábitos, sempre para o melhor, o que leva a um envelhecimento saudável.”
Depois de Singapura, o livro será lançado oficialmente em São Paulo, em meados de agosto. “Ele será atualizado a cada oito/dez anos, ou seja, a cada dois congressos mundiais de dermatologia, já que são constantes as inovações na área e a ideia é que o Dermatologia e Gerações seja um guia para todos os públicos, médicos, estudantes, pacientes e indústria, uma ‘bíblia’ da dermatologia”, explica a dermatologista Geisa Costa, idealizadora da obra.
Renda revertida
O livro Dermatologia e Gerações apoia a Inspirar-te, uma associação sem fins lucrativos que fomenta a transformação social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, usando a arte como ferramenta de educação. A cada criança de escola particular impactada pela Inspirar-te é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e por meio do financiamento de programas socioculturais em comunidades, como Heliópolis – a maior favela da América Latina.
Por isso, 100% da renda será revertida à instituição. “Temos a visão de que educar é essencial, a base de tudo, o futuro. Estamos fazendo isso por meio do livro Dermatologia e Gerações. Apoiando a Inspirarte, contribuímos para que crianças e adolescentes carentes cresçam ladeados por arte e educação, que tenham experiências enriquecedoras e inesquecíveis”, comenta Geisa Costa.
Sobre a idealizadora
Geisa Costa, médica dermatologista e graduada em Medicina pela PUC – Campinas. Membro da International Society of Dermatology, Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Laser. É coordenadora da cosmiatria na pós-graduação em Dermatologia IPSP/Ítalo e diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center (São Paulo e Uberaba/MG).
Serviço
Dermatologia e Gerações por Geisa Costa (Editora Clannad)
Apoio: Biotec e Art Beauty Center
Patrocínio: Cynosure, U.SK e Shiseido